Depoimento

Egressa de Direito trabalha no 1º Juizado Especial Misto da Comarca de Patos

Direito | 27/05/2015

Escolhi o curso de direito desde sempre e o tenho como uma das minhas grandes paixões! A justiça, o debate, as idéias e a profundidade existente no mundo das leis me encantam. Ver o direito de uma pessoa garantido proporciona uma sensação de satisfação, de dever cumprido e, principalmente, de justiça, indescritíveis. Dar o direito a quem merece e a quem o é garantido é, simplesmente, gratificante.

Ao adentrar no Curso de Bacharelado em Direito das Faculdades Integradas de Patos – FIP, no ano 2007.1, e ao longo do mesmo, minhas expectativas e anseios iniciais com relação ao curso tornaram-se, de fato, concretos. A cada degrau alcançado, a cada período cumprido, solidificava-se em mim a certeza de que era com o direito que queria trabalhar e ter como objeto da minha vida profissional. Para conseguir tal objetivo, sempre acreditei na importância de uma graduação bem feita e assim busquei fazê-la.

Durante o curso sempre procurei e me apoiei no tripé ensino, pesquisa e extensão. Aprendi que a união desses três itens é essencial não só na formação de um jurista, mas em toda e qualquer construção acadêmico-profissional. No tocante ao ensino, sempre fui curiosa, buscando ter uma ampla visão e entender a fundo os temas dados em sala de aula. Ao longo do curso, no que se refere à extensão e à pesquisa, fui monitora das disciplinas Introdução à Ciência do Direito II e da disciplina Direito Civil das Coisas, fator este que me fez abrir os olhos para outra paixão: a vida acadêmica.

A experiência da monitoria, além do direito em si, despertou em mim o desejo de ser docente, de poder transmitir um pouco do muito que essa ciência tão linda abarca. Ainda, estagiei na Defensoria Pública do Estado da Paraíba. Fui aprovada em primeiro lugar no concurso de estagiário do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, para a cidade de Patos - PB. Participei de projetos de extensão voltados para os direitos humanos e os direitos sociais.

Ao final do curso, enfrentei com muita vontade e determinação a empreitada derradeira, ou seja, a monografia, juntamente com meu orientador, o Prof. Ms. André Gomes de Sousa Alves, atual coordenador do Curso de Bacharelado em Direito das FIP, que acompanhou minha trajetória acadêmica e comigo embarcou no trabalho de conclusão de curso, intitulado “O orçamento participativo como instrumento neoinstitucional de governança pública”. O resultado gratificante do esforço e da dedicação dispensada para a realização deste estudo foi a aprovação do mesmo com nota máxima e com louvor.

Logo após a conclusão do curso, no ano de 2011.2, sendo efetivamente uma bacharela em Direito, veio uma das primeiras conquistas, a imensa felicidade de obter a aprovação no Exame da Ordem (OAB), no início do ano de 2012. Atualmente, sou advogada militante, voltada para as áreas do direito administrativo e gestão pública, direito eleitoral, direito do consumidor, direito do trabalho e direito civil, exercendo com enorme prazer essa profissão que elegi para ser minha e que tanto me realiza. Em 2012, assumi o cargo de Conciliadora do 1º Juizado Especial Misto da Comarca de Patos, onde estou até hoje. Buscando minha outra paixão, a docência, fui aprovada na primeira fase do mestrado em direito, área de concentração em direito econômico, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mesmo após o término do Curso de Direito e graças ao Programa de Acompanhamento de Egressos (PROAEG) desenvolvido pelas FIP, tenho a possibilidade de participar como pesquisadora do projeto de pesquisa científico “Teorias Críticas do Direito”, realizado pelo Curso de Direito das FIP, tarefa que me proporciona grande prazer, colocando-me de algum modo em contato constante com o ambiente acadêmico, onde também almejo trabalhar após a aprovação em mestrado, lecionando, trocando conhecimentos acerca da ciência jurídica, pois acredito que nisso resume-se o dom de ensinar, num compartilhamento contínuo de informações entre professor e aluno.

Por fim, é com enorme prazer que sinto cada vez mais que estou no caminho certo. Percebo que a cada dia que passa o que eram anseios no início da faculdade, tornaram-se e continuam se tornando realidade. O importante para conseguir os objetivos é disciplina, determinação, organização e a realização de uma boa graduação, sendo a partir desta última que seus valores, seus ideais e suas metas serão traçados e enfim, concretizados, gerando, por conseqüência, o sucesso, refletido através dos resultados satisfatórios adquiridos na vida profissional. E como disse o filósofo Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida!”

Marana Sotero de Sousa

Bacharel em Direito